Mãos e Pés


As mãos são uma parte importante do nosso corpo, são o nosso “cartão-de-visita” em qualquer situação. No entanto estão expostas a muitos agentes agressores (como sol, vento frio, detergentes) que as tornam muito sensíveis à desidratação, o que resulta, consequentemente, no envelhecimento, perda de brilho e elasticidade da pele. Por tudo isto, é extremamente importante cuidar diariamente das mãos.


Esfoliação e Hidratação das Mãos
A esfoliação estimula a renovação natural das células da pele, removendo as células mortas e impurezas, que são responsáveis por uma pele de aspeto seca, baça, desidratada e envelhecida. Para tal são usados esfoliantes (uma espécie de creme/gel de textura granulada) que se aplicam na pele com suaves movimentos de massagem. A esfoliação activa a circulação sanguínea e tem características relaxantes e revigorantes. Após a esfoliação é necessário hidratar a pele. A hidratação combate o ressecamento e cria uma barreira protetora da pele. É importante o uso diário de cremes hidratantes para mãos, pois estes proporcionam maciez e suavidade mesmo às peles mais secas. O principal cuidado que devemos ter com as mãos é a protecção contra as nocivas radiações solares, fazendo o uso adequado de protectores solares, mesmo quando não vamos à praia. Desta forma conseguimos prevenir o aparecimento de manchas e o envelhecimento causado pelo sol.
Dicas para umas mãos suaves:
  • Lavar as mãos com água morna, em vez de fria, para que estas não fiquem tão secas;
  • Usar sabonetes líquidos, com pH neutro;
  • Utilizar luvas nas tarefas domésticas, preferencialmente de látex, para prevenir as irritações provocadas pelos produtos de limpeza;
  • Aplicar diariamente um creme hidratante, no mínimo duas vezes por dia (de manhã e à noite);
  • Aplicar um esfoliante de 15 em 15 dias, para remover as células mortas e estimular a renovação da pele das mãos.

Tal como as mãos, os pés também merecem um cuidado especial. Os pés suportam toda a nossa actividade diária e para o seu conforto é essencial que estejam saudáveis. No Inverno estão constantemente tapados por meias, sapatos, botas e pantufas. No Verão estão expostos às radiações solares e à poluição. Deste modo é importante mantê-los limpos e hidratados, para uma sensação de pés frescos, leves e suaves todo o ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário